terça-feira, 11 de janeiro de 2011

KARATE-GI (空手着) – ROUPA DE KARATE - como cuidar - 1ª parte


KARATE-GI (空手着) – ROUPA DE KARATE

Este post é dedicado a como cuidar de seu karate-gi. Vão aqui algumas dicas de quem nasceu praticamente dentro de uma lavanderia (meu pai tinha uma lavanderia no Bom-fim), inclusive trabalhei um bom tempo nela, então peguei alguns macetes.

Então, caro karateka, parta do pressuposto de que minhas dicas de cuidados com o karate-gi são pra lá de quentes!!!!

Tenho um karate-gi que já dura 15 anos e ainda vai durar mais uns cinco anos ou mais, pois eu sei cuidar bem dele.

Então vão as dicas:

1. Nunca deixe o pobre do seu karate-gi chocando na mochila de um treino para o outro (quando fores abrir a mochila novamente no mínimo tu vai matar a academia inteira com o fedor de carniça que vai sair do seu super karate-gi letal, haja kime acumulado!);

2. Quando chegar em casa depois do treino, se não for lavar o karate-gi, coloque-o para tomar um ar, de preferência num lugar bem ventilado com um pouco de sol, isso vai evitar que aconteça o que mencionei no item anterior;

3. O karate-gi deve ser lavado periodicamente, quem transpira mais deve lava-lo mais vezes, quem transpira pouco, menos vezes;

4. Nunca deixe o kimono preto de sujeira, fedorento, pior do que um pano de chão, o suor contem ácido úrico (ácido é sempre corrosivo, é isso que deixa as golas do kimono puídas), sais minerais, toxinas e gordura das nossas glândulas sebáceas (material orgânico junta bactérias), se seu karate-gi já esta fedendo é porque tem uma metrópole de bactérias fazendo a maior festa nele;

5. Se não estiver praticando karate por algum motivo, nunca guarde seu karate-gi sujo, para guardá-lo por um período longo de tempo deve-se sempre lavar antes, esta dica vale mesmo quando tiveres usado o kimono poucas vezes e ele esteja “aparentemente” de limpo, na verdade ele não esta, existem manchas “invisíveis” que só vão aparecer depois de algum tempo, como por exemplo, o maldito mofo;

6. Nunca use alvejante a base de cloro para lavar o karate-gi, este produto pode até branquear, mas com o tempo deixa o tecido amarelado e transforma qualquer lona K12 num pano de chão esfiapado;

7. Evite lavar o karate-gi em maquina de lavar, principalmente aquelas maquinas que lavam por turbilhonamento ou que tenham um cone no meio.

Na próxima darei dicas de como lavar o karate-gi de como tirar certas manchas.

Agora um fato curioso com relação a minha jornada no karate, eu podia ter deixado o kimono para as funcionárias da lavandeira lavarem, mas meu pai disse que ninguém iria lavar, ele muito menos, quem teria que lavar era eu mesma, a criatura que resolveu praticar o karate. Bom, karate-gi é difícil mesmo de lavar, então para que ocupar as funcionarias com o que não daria dinheiro? Elas estavam lá para lavar roupas de fregueses e não para serem minhas mucamas. Meu pai, dono de lavanderia, nunca encostou um dedo no meu kimono para lava-lo.
Portanto karateka, cuidar do que é seu é uma questão de bom senso e responsabilidade.

Atenção: este post é a continuação de um outro post anterior. Favor ler os post anteriores pois eles tem uma sequencia do assunto. Veja em: KIMONO (着物) – COISA DE VESTIR, RATE-GI (空手着) – ROUPA DE KARATE - 1ª parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários aqui são moderados, pois nem todos os comentaristas se comportam como deveriam, com respeito.
Correções, críticas, sugestões são muito bem vindas, mas desde que feitas com respeito, caso o contrário, nem serão aceitos.
Obrigado por comentar.